Porto de Salvador

HISTÓRICO
         Durante o período colonial, o Porto de Salvador era freqüentemente denominado "Porto do Brasil desde o século XVI e XVII, o ancoradouro funcionou como porto importador de mercadorias procedentes de Portugal e da África e como exportador de produtos tropicais para o Reino.
O porto de Salvador só veio a se tornar um porto organizado a partir do início deste século, depois de longo período de reivindicações destinadas ao melhoramento de suas condições físicas.



O ano de 1906 assinala o início efetivo das obras modernização, através de um emprétimo no BancoEtienneMullere Cia, originária da França,No orçamento aprovado pelo Banco EtienneMuller e Cia, originário da França, No orçamento aprovado para o projeto das obras, através de decreto federal,incluíram-se as despesas para a construção dos edifíciosdos Correios e o do Mercado Modelo, entre outras edificações que hoje marcam indelevelmente a fisionomia do bairro do Comércio.

Em 13 de maio de 1913, inaugurou-se o primeiro trecho do Cais da Alfândega, A primeira embarcação a atracar no novo cais foi o paquete "Ilhéus", da Companhia de Navegação Baiana. Imediatamente, foi iniciada a exploração comercial do Porto de Salvador.
     Ao final de 1914, o Porto já dispunha de novos trechos de cais implantados e sete armazéns concluídos, com seis em plena operação. Entre os equipamentos, destacavam-se oito guindastes móveis sobre trilhos e três linhas férreas. Abria-se também uma avenida de 20 metros de largura ao longo dos armazéns, numa extensão de 1000 metros, a conhecida Avenida da França. À época, o movimento anual do porto era da ordem de 400 mil toneladas.


       Em 1963, após 50 anos de operação foi inaugurada a Estação Marítima Visconde de Cairu, sede da empresa. O prédio, localizado na Avenida da França, abrigava também o terminal de passageiros.
       Em 1968, o porto conclui importantes obras, com destaque para o quebra-mar norte, complementando os enroscamentos e aterros de Águas de Meninos e da enseada de São Joaquim.
            Oito anos depois, o governo federal encampa os bens, instalações e serviços vinculados ao Porto de Salvador, transferindo sua administração à    Portobrás, estatal recém constituída, com a finalidade de gerir o sistema portuário nacional.
          Em 17 de fevereiro de 1977, cria-se a Companhia das Docas do Estado da Bahia, a Codeba, que passa então a administrar o Porto de Salvador.

LOCALIZAÇÃO:
   Situa-se na Baía de Todos os Santos, na cidade de Salvador (BA), entre a Ponta do Monte
Serrat, ao norte, e a ponta de Santo Antônio, ao sul.


ÁREA DE INFLUÊNCIA:
   Engloba todo o estado da Bahia, o sudoeste e o sul dos estados de Pernambuco e Sergipe,
respectivamente.

INSTALAÇÕES:
   O cais acostável com 2.085m de extensão está dividido em 3 trechos: cais comercial com 1.470m e 8 berços, cais de ligação com 240m e 1 berço e o chamado cais de 10 metros, com 375m e 2 berços, totalizando 11 berços, sendo 9 operacionais, além de uma rampa para operações roll-on-roll-off.

O trecho I, com 2 berços e 2 armazéns totalizando 26.400m³ utilizados para estocagem de trigo e malte em grãos.
O trecho II, também chamado de trecho alargado, com 2 berços e 2 armazéns totalizando 9.800m³, são utilizados com celulose, produtos químicos e petroquímicos, sisal, produtos siderúrgicos, papel, etc.

O trecho III, com 5 berços estão aparelhados com
8 guindastes de pórtico de 3,2t, um guindaste de 6,3t e 1 torre sugadora para 150t/h que atende ao Moinho J.Macedo. Nesse trecho encontra-se uma área descoberta de 7.234m² usada eventualmente para estacionamento de veículos. Um cais de ligação com 240m de comprimento aparelhado com 2 guindastes de pórtico, sendo um de 12t e outro de 6.3t. Esse trecho também conhecido como trecho IV, foi arrendado por 25 anos à Tecon Salvador S.A. atende como cargas movimentadas, os produtos siderúrgicos, petroquímicos, granito/mármore em blocos, automóveis, sisal, frutas e sucos, etc.
Um Cais de 10 metros, também conhecido como trecho V, com 375m de comprimento também
arrendado à empresa Tecon Salvador S.A. esta aparelhado com um guindaste de pórtico com capacidade de 32.140t, 2 transtêineres que operam no pátio de contêineres com capacidade para 4.000TEU. Possui 202 tomadas para contêineres refrigerados, 15 empilhadeiras de 12t, 1 de 30t, 1 de 37t, e 3 empilhadeiras de pátio (reach stackers) de 41t, além de carretas, caminhões, balanças rodoviárias, etc.
Uma rampa ro-ro também conhecida como trecho VI é usado para atracação de navios ro-ro
com rampa de popa.


Principais Mercadorias Movimentadas




Apesar dos problemas estruturais do Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon Salvador S/A), ele foi considerado o mais eficiente do Norte/Nordeste e o quarto do país em eficiência, custo e tempo de espera, segundo um estudo elaborado pelo Instituto de Pós-Graduação (Cooppead) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


O Porto de Salvador -único na Bahia voltado para o transporte de cargas através de contêineres alcançou - em outubro último a maior movimentação de unidades de contêineres desde a sua implantação, há dez anos.