Porto de Suape

COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO:

O primeiro documento a caracterizar em detalhe o projeto do “Complexo Portuário Industrial de Suape”, é de novembro de 1974, de autoria do engenheiro Lafayette Prado, presidente do consórcio chefiado pela empresa Transcom de consultoria, que estudou a viabilidade técnico-econômica do projeto. A ênfase que nele se dá é para o significado de Suape em termos do “desenvolvimento” de Pernambuco e do Nordeste. 
O porto de Suape foi inicialmente previsto para operar produtos combustíveis e cereais a granel, em substituição ao porto de Recife. Na oportunidade, sua construção foi associada à idéia de atender a um distrito industrial localizado em área adjacente às instalações portuárias.A Lei nº 7.763, estadual, de 7 de novembro de 1978, criou a empresa SUAPE – Complexo Industrial Portuário, com a finalidade de administrar o desenvolvimento das obras. A implantação começou pelo molhe sul, em 15 de março de 1980, sendo inaugurados o píer em 9 de novembro de 1982 e o primeiro berço do cais em 9 de maio de 1986.


LOCALIZAÇÂO:
Está localizado no litoral sul do estado de Pernambuco, próximo à foz dos rios Tatuoca e Masangana, entre o Cabo de Santo Agostinho e o Pontal do Cupe, distando 40km ao sul da cidade de Recife.
Quanto à escolha do local para isso – Suape, um espaço belíssimo, povoado de gente e contendo rios, praias, manguezais, matas, pomares de frutas e canaviais, a justificativa residia em existirem ali “condições naturais propícias” para a instalação de um porto com boa profundidade. 

MARAVILHA ECONÔMICA:
Maior pólo de investimento do país – até 2010, os 23 projetos em curso em 2009 absorverão 6,2 bilhões de dólares. Refinaria da Petrobras, o complexo petroquímico, o estaleiro Atlântico Sul e o moinho da Bunge atrairão novos negócios + 7,5 bilhões de dólares em investimentos – incluem uma siderúrgica e uma fábrica de celulose. O PIB pernambucano, de R$ 63 bilhões em 2008 – décimo do país – deve alcançar R$ 147 bilhões em 2020.
A profundidade do cais, de 15,5 metros (3,5 metros a mais que a de Santos), será ampliada para 18m – chegada de grandes cargueiros internacionais que hoje têm acesso limitado ao país. O governo de Pernambuco pretende transformar Suape em um hub, pólo concentrador e redistribuidor de cargas internacionais, a exemplo de Roterdã, na Holanda.
O plano de ampliação prevê aumentar o número de cais do porto de quatro para 34 até 2020.





Documentário do Gov. de Pernambuco sobre o porto de Suape